terça-feira, 25 de maio de 2010

UMA SEMANA A BOB MARLEY





De 10 a 14 de maio, a Assossiação de Movimentos de Reggae de Belém de Ananindeua (AMOR) realizou um ciclo de dabates com vários assuntos: Confira um pequeno resumo do que rolou por lá:

1° dia

Teve inicio na última segunda feira (10) o ciclo de debates e mostras de filmes sobre a musica reggae na Casa da Liguagem, Belém (PA).

O ciclo faz parte do 11° Tributo a Bob Marley será comemorado em Belém no dia 16 de maio.

Nesse primeiro dia dj's, musicos, militantes e comuidade em geral participaram dos debates que tiveram como tema central "Movimento Reggae em Belém".

O tema teve como objetivo detalhar as ações e a participação dos movimentos de reggae de Belém, nos eventos da cidade.

Como participante da mesa de debate esteve o militante e presidente da Associação de Movimentos de Reggae de Belém e Ananindeua (AMOR), Enilson Nonato e também e membro do Movimento Hip-Hop de Belém, Preto Michel.

2° dia

O segundo dia de debate (dia 11 de maio, dia da morte de Bob Marley), foi exibido o filme Bob Marley and The Wailers - Legend" um documetário de Time Will Tell.

Na mesa redonda esteve presentes alguns colecionadores de regae de belém, entre eles Dj Alex Roots e Chico Canuto.

Na ocasião foram mostrados alguns vinils importantes na carreira de Bob Marley e também alguns cantores bastantes ouvidos nas festas da cidade.

O Dj Alex Roots falou um pouco sobre o Projeto Vinil que resgata a cultura dos vinils de reggae ao redor do mundo, inclusive com presagens feitas na jamaica.

Chico Canuto, colecionador de reggae desda a década de 70 falou um pouca da dificuldade que se passava ao tentar colecionar albuns naquela época.

3° dia

No terceiro dia de dabate foi com algumas bandas locais. Estiveram presentes representantes das bandas Mara Ras, Madalena, Naticongo e o cantor Milton Justino, carioca que se apresentará no Tributo com alguns sons do mestre Bob Marley.

Na mostra de vídeo o público assitiu o filme "Bob Marley Live At Raynbow" que narrou um pouco da luta militante do cantor em busca da paz na raigão da africa.

Os representantes das bandas falaram um pouco do seu trabalho e planos para o futuro. No debate os assuntos foram variados no sentido de fazer o público entender um pouco do processo de apresentações da bandas, como letras, musicas e dificuldades.

4° dia

Desta vez os produtores dos programas de reggae, que tocam nas rádios paraenses, estiveram no debate. Cultura Reggae, da Cultura FM, Reggae Vibration, da Radio Metropolitana, Radiola, da Unama Fm e as rádios online Gilvan Roots e Jah Bless debateram sobre o papel das rádios dentro do movimento reggae de Belém.

De inicio cada produtor falou um pouco de cada programa, expondo a proposta de cada um e contando um pouco da história. Em seguida as pessoas presentes poderam fazer sugestões para os desenvolvimento dos programas, assim como tirar duvidas quanto a produção.

5° Dia

Um resumo de tudo que foi debatido nos dias anteriores com todas as pessoas presentes no auditório da Casa da Linguagem. Estava programada a visita do colecionador Chico Canuto para falar um pouco sobre a historia do regage na cidade, porém devido alguns problemas não pode comparecer.

Aproveitou-se a tarde para fazer um debate entre as pessoas que acompanharam os debates ao longo da semana para que fosse pontuados encaminhamentos e projetos a serem realizados ao longo do ano.

O ciclo de debates foi realizado pela Assossiação dos Movimentos de Reggae de Belém e Anandindeua (AMOR) em parceria com a Casa da Linguagem, Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
FONTE:LEÕES DE ZION

Nenhum comentário: